Página inicial > Guia de Cidades > Guaratinguetá

Guaratinguetá

Guaratinguetá

Vizinha de Aparecida do Norte, Guaratinguetá tinha tudo para ser apenas ponto de referência de um dos maiores locais de romaria do País. Mas esta cidade do Vale do Paraíba, a 188 km da capital, conseguiu ter brilho próprio – e não é por ser uma das principais bacias leiteiras do Estado. Foi ali que, em 1717, os pescadores retiraram do Rio Paraíba a imagem de Nossa Senhora Aparecida. E foi nesta cidade também que, em 1739, nasceu Frei Galvão. Sua santificação deu ainda mais fervor ao turismo religioso e várias igrejas centenárias acabaram pegando carona no roteiro de visitação dos fiéis. Porém, a região que é envolta pelas serras da Mantiqueira e Quebra-Cangalha tem mais a oferecer que apenas fé. Seja em belezas naturais ou em atrativos históricos, como os marcos da Revolução Constitucionalista de 32, Guaratinguetá tem muito mais que o circuito religioso do santo que ali nasceu.

O que fazer em Guaratinguetá:

Quem não chega a Guaratinguetá pela fé, certamente vai pelo ecoturismo. Há pelo menos três trilhas: a das Pedrinhas (propícia à escalada e ao rapel), a do Pirizal (3h a 4h de caminhada íngreme) e a dos Pilões (utilizada no ciclo do ouro, com 4h a 5h de percurso). Entre Pedrinhas e Gomeral é possível voar de paraglider e asa-delta, passear de bicicleta e de jipe. Há também clubes onde pode-se, por exemplo, jogar golfe (Clube dos 500) e nadar em poços naturais do Rio Ribeirão (Balneário Águas da Mantiqueira). Aproveite para comprar queijos e doces, além de cachaça.

O que visitar em Guaratinguetá:

No circuito religioso, os locais mais visitados são a Casa de Frei Galvão (1739), o seminário (1942) onde são dadas as pílulas sagradas e a Catedral de Santo Antônio (1630). Pegam carona neste circuito a Capela do Colégio N. S. Carmo (1891) e a Casa do Puríssimo Coração de Maria (1924), onde há a água abençoada da Gruta de N. S. Lourdes (1921). Vale uma esticadinha até a Basílica de Aparecida. Já no roteiro da guerra, destaque para as marcas da Revolução Constitucionalista de 1932, como as trincheiras do bairro da Rocinha e a Associação Comercial e Industrial, ex-Casa do Soldado.

BUSQUE NA CIDADE DE Guaratinguetá