Página inicial > Guia de Cidades > Birigui

Birigui

Birigui

Assim como outras cidades da região, Birigui (situada a 518 km da capital São Paulo) nasceu a partir da Estrada de Ferro Noroeste, construída no início do século 20. De lá para cá, passou da fase áurea da monocultura do café para a condição de maior pólo da indústria de calçado infantil da América Latina. O município concentra mais de 150 fábricas do setor, com faturamento anual acima de R$ 800 milhões, além de exportar para mais de 70 países. Outras atividades produtivas que compõem o parque industrial de Birigui e atraem mão-de-obra das cidades vizinhas estão diluídas pelos setores moveleiro, metalúrgico, têxtil (confecções), de papel (cartonagens), químico e gráfico. A cultura da cana-de-açúcar também tem ganhado cada vez mais força. A intensa concentração de usinas e canaviais já indica uma mudança no cenário econômico da região.

O que fazer em Birigui:

Além de comprar calçados a preços bastante convidativos, quem visita Birigui tem inúmeras opções de lazer dentro do chamado turismo rural. Nos bairros afastados do Centro, quermesses acontecem o ano inteiro, com destaque para o comércio de artesanatos, de cachaças e de carne de porco. Outra atração é a Festa do Porco Light, realizada anualmente no segundo semestre. Nos meses de agosto, acontece a Festa do Peão no Clube Espora de Ouro, segundo maior recinto de rodeio do Brasil, com capacidade para 60 mil pessoas.

O que visitar em Birigui:

No Centro Cultural, o visitante encontra biblioteca, espaço de artes e um museu com discos de vinil, partituras originais do baú do maestro Antonio Passarelli e móveis antigos do gabinete da prefeitura. Outra opção é passar o dia no Clube de Pesca e Lazer Lagoa Dourada. O local oferece “praia”, piscina, aquário, lanchonete, sala de jogos, pistas de cooper e para aeromodelismo, tanque para mergulho e passeio a cavalo.

BUSQUE NA CIDADE DE Birigui