Página inicial > Guia de Cidades > Belford Roxo

Belford Roxo

Belford Roxo

Pertencente à Baixada Fluminense, Belford Roxo é mais uma cidade-dormitório do Rio de Janeiro, a 35 km da capital. Fundada apenas em 1990, após desmembramento da cidade de Nova Iguaçu, sua história recente acaba se confundindo com a de municípios vizinhos, como Duque de Caxias, Mesquita e São João de Meriti. Inicialmente habitada por índios jacutingas, a área do Engenho de Santo Antônio de Jacutinga foi sendo subdividida até que, na grande estiagem de 1888, acabou ganhando o nome de Belford Roxo em homenagem ao engenheiro Raimundo Teixeira Belfort Roxo, que ajudou a abastecer o Rio de Janeiro com água. Apesar de recente, a cidade tem uma população estimada em 500 mil habitantes, distribuída em 79 km².

O município carente, alcunhado de cidade do amor, ironicamente sofre com a precária infra-estrutura e com a violência.

O que fazer em Belford Roxo:

Entre as raras alternativas de lazer, a Praça Mário Pereira Guedes desponta como uma sugestão de passeio. Com quiosques, teatro de arena, coreto, pista de skate e parque de diversões, é ponto de encontro da população local. Outra opção é participar de um ensaio na quadra da Escola de Samba Inocentes de Belford Roxo, que fica no Parque São Vicente

O que visitar em Belford Roxo:

Não são muitos os pontos turísticos para se ver em Belford Roxo, até porque muitos dos moradores só dormem na cidade. Mas entre os poucos atrativos estão a Vila Olímpica, a Bica da Mulata (estátua de ferro que marcou o começo da água potável na região), a parada de ônibus em estilo colonial, a Fonte Rosa e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição (construída na década de 1950).

BUSQUE NA CIDADE DE BELFORD ROXO