Página inicial > Guia de Cidades > Bauru

Bauru

Bauru

Na região central de São Paulo, Bauru já foi conhecida como “Cidade da terra branca” e “terra de passagem”, mas é por causa de um sanduíche que ficou nacionalmente famosa. O lanche que leva rosbife, queijo e picles foi inventado em São Paulo, mas a pedido de um cidadão bauruense. A 345 km da capital, Bauru foi povoada durante a marcha para o Oeste paulista, em meados do século 19. Apesar do solo pouco fértil, abrigou fazendas de café que foram dando lugar a pastos e lavouras de frutas cítricas e cana-de-açúcar. Mas foi a chegada dos trilhos que fez com que a área urbana se desenvolvesse até chegar no que é hoje: um município de mais de 350 mil habitantes, com uma forte indústria e um bem-servido comércio. Pólo regional de diversas empresas, a cidade movimenta o turismo de negócios e o científico, desencadeado pelas nove universidades lá instaladas. É a vida universitária, aliás, a principal responsável pela agenda cultural e pela agitada atividade noturna – afinal, são pelo menos 25 mil universitários em Bauru.

O que fazer em Bauru:

Quem não quer caminhar no Bosque da Comunidade, onde uma locomotiva está exposta, pode bater pernas por outras freguesias: no Calçadão da Batista, no Centro, que concentra um variado comércio em suas sete quadras, ou no shopping center. O zoológico, apontado como um dos dez melhores do Brasil, é uma boa diversão para crianças – são mais de 500 animais. Para os jovens, não faltam festas de repúblicas, feitas nas casas dos próprios estudantes, e muito agito nos bares e casas noturnas da cidade. Para os esportistas, há campo de golfe de nove buracos e kartódromo.

O que visitar em Bauru:

Cartão-postal da cidade, o Parque Vitória Régia e seu anfiteatro merecem ser visitados. O tour urbano pode englobar também a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, na Praça Rui Barbosa (que tem coreto antigo); a sede missionária da Tenrikyo Dendotyo do Brasil, cujo templo de 1951 segue o padrão arquitetônico da sede no Japão; e o Museu Ferroviário. Para contemplar um pouco de verde, vá ao Horto Florestal e ao Jardim Botânico, que tem orquidário com mais de 2 mil plantas.

BUSQUE NA CIDADE DE Bauru