Página inicial > Guia de Cidades > Atibaia

Atibaia

Atibaia

Localizada a apenas 67 km da capital São Paulo, a Estância de Atibaia ganhou fama pela produção de morangos e pelo cultivo de flores, além da vocação para o turismo rural e da excelente infra-estrutura para os praticantes de esportes radicais – como arvorismo e vôos de asa-delta e paraglider. Outra atração local é a fabricação artesanal de tapetes arraiolos, feitos com lã de carneiro, seguindo uma técnica preservada pelos descendentes de imigrantes da região de Alentejo, em Portugal. Cercada de belezas naturais, a cidade concentra vários hotéis estilo fazenda voltados para entreter famílias com crianças e para a realização de convenções de empresas. A maioria se concentra na Rodovia Dom Pedro I e na Rodovia Fernão Dias, vias de acesso ao município.

O que fazer em Atibaia:

Um dos programas mais tradicionais de Atibaia, o passeio de maria-fumaça é uma verdadeira viagem no tempo. Além do percurso de 1,3 km por uma autêntica estrada de ferro do século 19 (há, inclusive, uma ponte inglesa de 1895), a estação também abriga o Museu Ferroviário, com locomotivas e objetos de época. Um tour completo pela cidade deve incluir ainda compras de cerâmica Shugo Izumi (vasos com inscrições japonesas) e atividades no Balneário do Parque das Águas. Para os mais aventureiros, a Pedra Grande (1.450 m) possui rampa para salto de asa-delta e paraglider. Várias operadoras locais oferecem saltos duplos e cursos para as duas modalidades.

O que visitar em Atibaia:

Símbolo de Atibaia, o Parque Edmundo Zanoni oferece lago, loja de artesanato, viveiro de plantas e de pássaros, além de abrigar o Museu de História Natural. É lá também que acontece a Festa das Flores e do Morango, realizada anualmente durante o mês de setembro. Outros pontos da cidade que merecem ser visitados são a Igreja do Rosário (1763-1817), o Apiário Santo Antônio e o Casarão Júlia Ferraz (1776), ponto de venda de famosos doces caseiros e do artesanato local.

BUSQUE NA CIDADE DE Atibaia