Página inicial > Guia de Cidades > Araraquara

Araraquara

Araraquara

O relevo geográfico levemente ondulado combina com o nome pelo qual Araraquara foi batizada: Morada do Sol. Nas terras da região central de São Paulo, há quem diga que o pôr-do-sol é encantador. Quem discorda, há de concordar que, no mínimo, ele aparece na medida certa para propiciar à agricultura boas safras de cana-de-açúcar e laranja, os principais produtos agrícolas. Não por acaso, a indústria sucroalcooleira e de cítricos é representativa por lá, embora a atividade fabril seja bem diversificada, com empresas de metalurgia, alimentos e têxtil. Cidade com cerca de 200 mil habitantes, colada em Ribeirão Preto e São Carlos, e distante 270 km da capital, Araraquara já foi conhecida como uma das mais limpas das Américas. Se a fama não é mais esta, restou pelo menos a de ser um dos municípios mais arborizados do País, com 34 m² de área verde por habitante e mais de cem praças, o que lhe confere o título de Cidade Jardim.

O que fazer em Araraquara:

No centro da cidade, a Praça Major Abel Fortes (Parque Infantil) e o Jardim Público são tomados por praticantes de cooper e caminhada, sendo que no primeiro também é comum ver pais andando de bicicleta com os filhos e observando pegadas e fósseis do período cretáceo na laje de arenito. Para o Parque Ecológico do Pinheirinho, que tem represa com praia artificial, vai quem quer ver apresentações artísticas, andar no pedalinho, refrescar-se na piscina ou apenas ficar no bar. Há boas instalações também no Parque Ecológico do Basalto, com trilhas, lagoa e quiosques. Saindo da área urbana, o maior atrativo é o turismo rural, com pernoite em hotéis-fazenda.

O que visitar em Araraquara:

Para quem está atrás de história e cultura, as visitas recomendadas são ao Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (casarão de 1898); à Biblioteca Municipal Mario de Andrade; ao Teatro Municipal; e aos prédios tombados da Casa da Cultura (1914), do Espaço Cultural Paulo Mascia, do Clube Araraquense (1925) e do Hotel Municipal (1919). Entre os atrativos religiosos, os de maior interesse são a Igreja Matriz de São Bento, com sua enorme cúpula na praça tombada pelo patrimônio histórico, a Igreja Nossa Senhora das Graças e sua abóbada invertida, e a gótica Igreja de Santa Cruz.

BUSQUE NA CIDADE DE Araraquara